05
dez
09

P4PER4FT PUNK

Introdução

“A indústria gráfica (ocidental) tem sua semente inicial plantada por Gutemberg (século XV) em virtude da invenção da prensa de tipos móveis”(Santos F. A. PUCSP) e com essa invenção vem o ruído causado pelo desgaste dos tipos.

Nesta época e por muito tempo o ruído foi algo indesejado, desprezado considerado um erro e a todo custo era evitado, peças gráficas com ruídos sempre foram desprezadas, pois tudo sempre deveria ser limpo, esteticamente agradável, as imagens deveriam ter qualidade, os tipos não poderiam estar distorcidos, nada de sujeira, riscos e rabiscos, tudo bem organizado e bem apresentado.

O ruído se torna algo usual em 1916, o movimento Dada surge utilizando recortes, colagens e manchas que antes eram desprezadas passaram a ser utilizadas como elementos gráficos, passaram a possuir uma função, um conceito. Logo após em 1979 o movimento Punk pega elementos do Dada e aplica na moda, ganhando um maior destaque.

“Em 1992 A revista norte-americana Ray Gun começou a circular Tendo como linha editorial a rock music, o periódico se dispunha, desde o início, a oferecer um produto diferente para o seu público. Para o desenvolvimento do design gráfico foi contratado David Carson. Com a liberdade que lhe foi proporcionada e a opção por um “design de atitude”, Carson explorou ao máximo a quebra de regras. A legibilidade foi considerada tarefa menor. As capas da revista exploram: letras feitas a mão; fotos de má qualidade (para os padrões gráficos usuais); tipos distorcidos, recortados, quebrados e recombinados; sujeira, ruído e rabiscos como “ornamento”; sobreposições de imagens(feitas no Photoshop – software para tratamento e manipulação de imagens); espaçamentos irregulares e irracionais (entre-linhas e kernings – espaço entreletras- que “prejudicam” a leitura); inversão hierárquica das informações(o código de barras com mais ênfase que a fotografia da banda entrevistada); além de uma série de experimentos visuais que representam uma nova proposta em design gráfico. O interior da revista, da mesma forma que suas capas, não obedecem parâmetros que privilegiem a leitura.” (revista Famecos nº18 Agosto de 2002).

Objetivo do Trabalho

Homenagear o movimento Punk que inovou e reinventou formas de expressão para o Design Gráfico, que também influenciou as áreas de Música, Moda e Arte.

Metodologia de trabalho

Pesquisa de artigos científicos relacionados ao tema, proposição de meios de realizar a homenagem e busca de técnicas para transmitir de forma correta o conceito.

Após uma pesquisa sobre a história da evolução do design gráfico pode-se perceber que uma grande mudança estética ocorreu com a influência do movimento Punk: a quebra das regras e novas formas de expressão. Desta forma decidimos homenagear este movimento que até hoje se reinventa e muda a sociedade de forma construtiva. A técnica utilizada foi o Papercraft, em forma de bonecos representando subdivisões do movimento Punk.

Proposição do Trabalho

Seguindo o conceito pós-moderno experimental, decidimos homenagear os causadores da mudança estética, os Punks.

O formato escolhido foi o papercraft, em forma de quatro bonecos estilizados seguindo quatro estilos de subdivisões do Movimento Punk.

As subdivisões e as respectivas características estéticas dos personagens escolhidos foram:

Pop Punk, Skate Punk, Punk Rock e New Wave

Resultados Esperados do Trabalho

Após esta homenagem esperamos que as pessoas que o virem possam conhecer o movimento Punk e observar a expressão estética, quebrarem os próprios preconceitos e utilizarem novas formas de expressão. Assim com todas as cores, estilos e atitude que o movimento Punk transmite a sociedade pode se tornar menos mórbida e menos mesma.

Construindo os bonecos e montando os manuais com a metodologia:

CD com a metodologia e os projetos em PDF:

Este foi o TCC que eu juntamente com meu grupo desenvolvemos.

Bonecos Punks em PDF para Download:

POP PUNK PAPERCRAFT

SKATE PUNK PAPERCRAFT

PUNK ROCK (parte 1)

PUNK ROCK (parte 2)

PUNK NEW WAVE PAPERCRAFT

Anúncios

1 Response to “P4PER4FT PUNK”


  1. dezembro 5, 2009 às 8:44 pm

    Oii… adorei o texto, apesar de não aderir ao movimento simpatizo muito com o punk rock ^-^.
    Queria um desses papercraft, você poderia publicar como fazer um ;D
    .
    .
    .
    Bjocas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Follow JCarlos's Blog on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: